Reforma do Ensino Médio, entenda como funciona – O Governo Federal anunciou nos últimos dias que realizará mudanças no Ensino Médio. Muitas pessoas ainda não sabem do que se trata, para resolver este problema, escrevemos esse texto, que explica tudo sobre a reforma.
Índice do Artigo
O que é a Reforma do Ensino Médio?
O Governo Federal propôs uma Reforma do Ensino Médio, o projeto vinha sendo discutido há alguns anos e finalmente irá sair do papel. O Ensino Médio estava muito engessado nos últimos anos, levando consigo um grande número de disciplinas, que nem sempre os alunos se dedicam para aprenderem. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) sofrerá diversas alterações, a fim de melhorar a qualidade do ensino, e criar um padrão em todo o Brasil.
Aumento na carga horária
Atualmente, a LDB exige que as turmas do Ensino Médio tenham pelo menos 200 dias letivos de aula, e contando também com ao menos 800 horas, com as mudanças esse número deve aumentar para 1.400 horas, diminuindo as férias. Porém, o texto sobre a reforma ainda não especifica um número mínimo de dias para estudar.
Troca de disciplinas
A Base Nacional Comum Curricular proporcionará mudanças na estrutura do Ensino Médio. Atualmente as matérias de educação física, artes, sociologia e filosofia são obrigatórias no Ensino Médio, com a mudança elas deverão perder espaço. Se essas matérias perdem força, o inglês ganha destaque, agora ele será exigido a partir do sexto ano, e o ensino de um segundo idioma será opcional em cada escola.
Alterações na formação dos professores
A Reforma do Ensino Médio irá permitir que os professores com grandes conhecimentos em áreas que não são a sua, possam dar aula mesmo sem diploma. Isso vai ajudar na construção do novo ensino técnico, que deverá utilizar mais profissionais bem capacitados.
Ensino Técnico
Com as mudanças na lei, as escolas poderão optar por quais áreas do conhecimento darão mais destaque. Em alguns casos, o próprio aluno poderá escolher em qual das áreas irá focar os seus estudos: formação técnica e profissional, linguagens, matemática, ciências da natureza, e ciências humanas.
Mudança nos vestibulares
Além de mudanças nas matérias do Ensino Médio, as universidades deveram realizar mudanças na realização de vestibulares. Com a nova lei, o Ensino Médio ficará um pouco mais livre dos vestibulares, pois poderá preparar o aluno de outra maneira. As provas para entrar em uma faculdade não deverão cobrar mais todos os conteúdos, como são atualmente.
Outros objetivos
Com o objetivo de já ajudar os jovens em uma formação qualificada, o governo irá disponibilizar mais recursos para as escolas. Ainda não está definido o valor que cada uma irá receber, mas a transferência será feita através da FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Quando começará a valer as mudanças?
O MEC (Ministério da Educação) acredita que os estudantes possam começar a aproveitar as mudanças a partir de 2018. Até lá, os estados devem realizar mudanças, para adequar as suas redes de ensino no plano da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está relacionado aos novos professores formados.